Você já viu esse spray na loja de material de construção, mas se você nunca o comprou, na próxima vez ele será a primeira coisa que você vai colocar no carrinho.


Se você nunca ouviu falar do spray lubrificante WD-40, você não sabe de nada, como se diz por aí.

Para algumas pessoas, é um fato conhecido de que não há problema que não possa ser solucionado com fita adesiva e o “spray milagroso” WD-40. Desde porta rangendo até limpar as peças de um barbeador elétrico, é sempre uma boa ideia ter uma ou duas latas à mão. A própria marca anuncia que ele tem mais de 2.000 utilidades (em inglês, pelo site oficial), mas aqui vamos dar apenas uma amostra para você começar.

1. Removedor de manchas

Considere aquelas manchas persistentes no tapete da sua sala ou da porta de entrada. Borrife-os bem e depois esfregue com uma toalha limpa, removendo a mancha das fibras. Se nem tudo sair logo de primeira, repita o processo mais umas duas vezes até sair.

2. Espantar pombos

Se você mora na cidade, talvez você tenha problema com pombos. A ser resolvido logo: encontre os lugares onde os “ratos com asas” gostam de ficar e umedeça o local com o spray. As aves indesejadas detestam o cheiro, então eles vão se mandar e te deixar em paz (além de você não precisar tomar atitudes extremas como envenená-los, medida adotada por muita gente).

3. Sapatos à prova d’água

Cubra os seus sapatos com WD-40 e esfregue o óleo no material para deixá-lo resistente à água. Este método obviamente só funciona com calçados de superfície lisa! Não arruine sapatos de camurça ou seus melhores tênis tentando deixá-los à prova d’água.

4. Remover adesivos ou fita adesiva

Todos nós temos uma superfície na cozinha, estante de livros, ou recipiente pela casa que alguém (que não deve ser mencionado) colou com fita adesiva por algum motivo, ou com adesivos (quando tinha seis anos). Bom, agora você pode finalmente remover os últimos e irritantes restos que ficaram colados.

Borrife WD-40 na área afetada e deixe agir por cinco minutos. Depois volte e esfregue com uma esponja até sair. Pronto.

5. Proteção contra congelamento

Esta dica vai mais para quem mora no sul, onde as temperaturas caem muito no inverno, e têm até que lidar com vidros dos carros com camadas de gelo. Borrife o parabisa e depois espalhe o óleo do spray uniformemente pelo vidro. O gelo vai simplesmente escorregar do carro ao invés de formar crostas.

6. Evitando manchas esbranquiçadas de água

Dependendo de onde você mora, a porta do boxes do seu banheiro podem tender a desenvolver uma camada deprimente de limo ou mancha de cálcio. Mas se você borrifá-las com WD-40, retirando qualquer excesso de óleo, a água simplesmente vai escorrer pelo vidro sem deixar gotas ou poças, sendo assim, nada de manchas esbranquiçadas e cinzentas!

7. Tesouras flexíveis

O desgaste pode fazer com que as tesouras cortem com menor precisão e acabem até se estragando completamente. Para deixá-las funcionando bem novamente, borrife um pouco do spray milagroso nas juntas. Depois de abrir e fechar as tesouras algumas vezes, elas estarão como novas em folha.

8. Apagar rabiscos da parede

Você se distrai por 30 segundos e o Picasso que existe dentro do seu pequeno bagunceiro se expressa em toda a sua parede. Aqui, também, o WD-40 pode ajudar: borrife em um pano limpo e esfregue nos desenhos. Mas use o spray apenas em paredes brilhantes ou laminadas, e não nas pintadas ou com papel de parede, onde o produto pode deixar manchas de óleo.

9. Tirar anel preso no dedo

Quando um anel ficar preso no seu dedo, não precisa ir logo pegando a serra ou um cortador potente. Tente usar um pouquinho do lubrificante antes, por baixo e por cima do anel. Depois mova o anel gentilmente bambeando-o até ele escorregar.

10. Remover chiclete velho

Um pedaço de chiclete que ficou grudado no carpete e foi pisado pode ser a perdição de qualquer boa diarista. Quer seja no chão, no sofá, ou até no cabelo, o WD-40 é excelente para desgrudar chiclete: lubrifique bem o pedaço e depois retire usando um pano limpo. Repita o procedimento até todos os restos saírem. Não se preocupe em também borrifar no seu cabelo, pois o ingrediente principal dele é óleo de peixe, que é totalmente inofensivo.

11. Descongelando fechaduras de carros

Borrife WD-40 na fechadura do seu carro para evitar que ele congele à noite. Isso evita que a água entre nela e entupa o mecanismo quando ela congelar.

E estas são apenas algumas das inúmeras aplicações para esse produto. Ele é como um canivete suíço: você sempre vai ficar contente de tê-lo à mão, particularmente em uma enrascada. Você não sabe quando irá precisar, mas ficará aliviado quando precisar e ele estiver em mãos.


DEIXE SEU COMENTÁRIO