4 sinais de que a cólica menstrual não está normal e você deve ir ao ginecologista

As mulheres conhecem bem aquela dor abdominal aguda que ocorre quando o período menstrual começa – ou até alguns dias antes e depois. Muito além de um mal-estar, a cólica surge acompanhada de outros sintomas, que vão desde alterações no humor até dores intensas que interferem no dia a dia.

Em alguns casos, o desconforto se transforma em sofrimento: é nesse momento que a mulher percebe que algo está errado. Cólica menstrual muito forte não é normal e pode ser indício de outros problemas, como a endometriose.

Anormalidades nas cólicas menstruais
As dores no período menstrual são causadas por substâncias químicas que revestem o útero, chamadas prostaglandinas. São elas que interferem na contração uterina e outros em sintomas como vômitos, diarreia e dores de cabeça que acompanham as cólicas. Mas se a dor está muito mais forte e intensa ou acompanhada de outros sinais é preciso buscar ajuda médica. Saiba quando:

1 – Dor insuportável
Quando a cólica menstrual está mais dolorosa e demora mais tempo que o habitual para passar é um sinal de alerta. A dor é subitamente pior, inclusive com espasmos pélvicos súbitos que fazem a mulher se dobrar. Neste caso, é recomendado agendar um horário com o ginecologista, já que esse incômodo pode ser algo mais sério, como sinais de endometriose.

2 – Sangramento excessivo
É aquele que exige mais de um absorvente ou tampão por hora. A mulher percebe facilmente essa variação do padrão menstrual, que pode ser mais dolorosa e trazer sintomas como fadiga, dores de cabeça e até falta de ar. O sangramento excessivo durante a menstruação pode acontecer por uma série de fatores, como alterações hormonais, pólipos e distúrbios ovarianos.

3 – Sinais de infecção
A cólica mais dolorosa pode vir acompanhada de outras ocorrências, como febre, calafrios, dores de cabeça e pelo corpo. Muito mais que indícios do período menstrual, estes são sintomas comuns de infecções e, para descobrir qual é o problema, somente um especialista médico pode fazer um diagnóstico mais preciso.

4 – Tonturas e desmaios
Com a dor insuportável, há risco de queda de pressão – o que pode causar tonturas e desmaios. Esses indícios também podem acontecer quando a mulher suspeita que está grávida. Somente um médico pode ajudá-la a controlar a maioria destes sintomas.

Este é um blog de notícias ,dicas,entretimento, tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

DEIXE SEU COMENTÁRIO