6 Benefícios do pilates para o corpo e para a saúde

Já faz alguns anos que os benefícios do pilates para a saúde, para o corpo e para a estética chamam a atenção daqueles que buscam uma atividade física diferente. O treino é considerado um método que une alongamentos e exercícios físicos que usam o peso do próprio corpo para sua execução, trabalhando, assim, o equilíbrio muscular e mental.

O pilates prioriza a concentração, o fortalecimento e a estabilização dos músculos centrais do corpo. Isso ocorre por meio de movimentos contínuos e suaves, focados na qualidade em vez da quantidade. Eles melhoram a postura, alongam e tonificam os músculos e garantem mais qualidade de vida. Conheça outras vantagens de praticar pilates.

1. Melhora a respiração

Uma das principais funções do pilates é trabalhar a musculatura respiratória, em especial o diafragma, já que no dia a dia tendemos a bloquear esse músculo em momentos de estresse. O tempo preciso de inspiração e de expiração entre os exercícios ajuda a manter a respiração normal e até a combater a ansiedade e o estresse.

2. Aumenta a resistência e a força muscular

Se você não curte o tipo sarado de academia, vai se encantar por esses benefícios do pilates. O fortalecimento muscular se dá no corpo todo em vez de em um grupo específico. Os exercícios ativam diversos pontos musculares diferentes e promovem uma integração dos músculos principais, secundários e posturais. Você fica mais forte e definido, mas sem exageros.

3. Melhora a flexibilidade e mobilidade articular

Os exercícios de alongamento corporal trabalham a extensão dos músculos e das articulações, o que naturalmente faz com que o indivíduo fique mais flexível e sinta uma mudança nas articulações.

4. Corrige e melhora a postura

A coluna possui curvas fisiológicas naturais que devem ser respeitadas. Os exercícios do pilates são os que mais respeitam isso. Eles são voltados para uma maior absorção e para uma maior resistência da lombar, prometendo fortalecer os músculos que a sustentam.

5. Previne lesões osteoporóticas

As mulheres na fase pós-menopausa têm mais chances de adquirir osteoporose devido à queda brusca dos hormônios, que atrapalha a absorção de cálcio. Talvez isso explique porque elas são as principais fãs dos benefícios do pilates, já que os exercícios aumentam a força muscular e ajudam a modelar a estrutura óssea, prevenindo fraturas e lesões.
Além disso, por melhorar a coordenação motora e estimular o alongamento, o pilates deixa a pessoa mais ágil, atenta e equilibrada, o que previne quedas e acidentes.

6. Alivia as dores, principalmente nas costas

Os exercícios de fortalecimento e de alongamento para partes específicas ajudam na reabilitação de diversas patologias, em especial para quem sofre de dores crônicas nas costas. Ao promover o realinhamento da coluna e o fortalecimento da região abdominal, o pilates faz com que o indivíduo deixe de forçar as costas para fazer qualquer mínimo esforço.
Alinhado a todos esses benefícios do pilates, que são considerados primários, estão os benefícios secundários.

 

Fonte: Dicas Online

DEIXE SEU COMENTÁRIO