7 Benefícios da maçã para saúde, para cabelos e para pele

Designed by Freepik

A maçã é uma das frutas mais populares e consumidas do Brasil, em seus diversos tipos: fuji, gala, golden, red delicious e granny smith, os mais comuns. Mas não é só por casa do seu sabor que mistura doce e ácido que ela é tão adorada. Os benefícios da maçã também são muitos para a saúde dos sistemas internos, da pele e dos cabelos.

1. Melhora o funcionamento gastrointestinal

Por ser uma fruta rica em fibras, especialmente na sua casca, um dos benefícios da maçã é ser ótima para ajudar a regular o intestino.

2. Colabora para o emagrecimento

Da mesma forma que atua no intestino, a fibra da maçã, chamada pectina e presente em maior proporção na sua casca, forma uma espécie de gel quando chega no estômago. Esse gel é como uma camada protetora que ajuda a manter a saciedade por mais tempo, o que acaba colaborando para o emagrecimento dentro de uma dieta recomendada por um nutricionista.

3. Fortalece os ossos e dentes

Devido ao fornecimento de cálcio e de magnésio, outro dos benefícios da maçã é atuar em favor da saúde óssea, que é importante manter em qualquer idade. Mas em especial para as crianças, que estão em formação, e para os idosos, que estão com perda óssea, ela é recomendada para consumo diário.

4. Auxilia na desintoxicação e antioxidação do corpo

Pela grande quantidade de vitaminas que possui, que ao entrarem no corpo viram antioxidantes, a maçã é excelente para essas funções. Ela ajuda as células de todo o organismo a se restaurarem e, assim, promove uma limpeza dos agentes tóxicos, além de proteger contra o câncer e contra o envelhecimento precoce.

5. Previne doenças

Também devido à rica quantidade de vitamina C, a maçã é um alimento importante na prevenção de doenças por ataque de vírus e de bactérias. Essa ação ocorre não apenas pelo efeito antioxidante, mas também por fortalecer o sistema imunológico.
As doenças pulmonares também podem ser prevenidas quando consome-se ao menos uma maçã por dia dentro de uma dieta saudável, pois seus antioxidantes atuam na melhoria das funções pulmonares.

Benefícios para o cabelo e pele

Como você já percebeu, a maçã é uma fruta que oferece efeito protetor e de limpeza para todas as partes do corpo, e por isso os benefícios da maçã também atingem os cabelos e a pele. Veja de que forma ela atua:

1. Promove o crescimento saudável dos cabelos

A fruta possui compostos chamados cianidina-B-2 e biotina. Eles trabalham na ligação das proteínas que atuam no crescimento capilar. Ao mesmo tempo, suas vitaminas e minerais também fortalecem os fios para que cresçam mais fortes, saudáveis, macios e brilhosos.

2. Atua na limpeza da pele

As vitaminas que chegam ao corpo como antioxidantes trabalham pela renovação de células e ajudando a eliminas as células mortas que ficam na pele. Então a maçã pode ser consumida ou utilizada como máscara facial para promover esse resultado. Em vez da fruta in natura, pode-se incluir na máscara o vinagre de maça.Confira no vídeo como ele atua na pele:

Fonte: Dicas Online

DEIXE SEU COMENTÁRIO