As 4 melhores maneiras de limpar pincel de maquiagem

Você costuma limpar pincel de maquiagem para mantê-lo sempre como novo? Bem, esse é um hábito importante que deve ser seguido mesmo que você não se maquie todos os dias. Veja por que e quais são os 4 jeitos de fazê-lo. São bem fáceis e não precisa de nenhum ingrediente secreto.

4 Formas de limpar pincel de maquiagem

As recomendações que você verá a seguir servem tanto para pinceis de cerdas naturais quanto sintéticas. Lembrando que todas necessitam de muito cuidado ao manusear, especialmente para que as cerdas não sequem em uma posição torta e acabem não servindo mais.

Outra dica é sempre deixar o pincel secar ao natural, sem usar secador de cabelo. Se tiver muita pressa, a primeira forma é a melhor solução. Confira:

1. Com limpador de pincéis

A primeira dica é a mais óbvia de todas: existem produtos específicos para fazer a limpeza pinceis de maquiagem que você pode comprar em farmácias, lojas de cosméticos ou da sua revendedora favorita.

Essa é a maneira mais prática porque não necessita molhar o pincel, o que é ótimo para quando você tiver apenas um pincel e precisar aplicar cores diferentes. Basta aplicar o produto das cerdas, limpar com uma toalha até sair toda a sombra ou blush, esperar alguns minutos e usar o pincel normalmente.

2. Com xampu neutro e tapete de borracha

A segunda dica também oferece mais praticidade. Você só vai precisar colocar um pouco de xampu neutro em um potinho e de um tapete pequeno ou uma luva de borracha.

Coloque o xampu no potinho, estenda o tapete ou luva na sua bancada e vá molhando o pincel no xampu e esfregando na borracha, com movimentos circulares e de vai e vem até que fique limpo. Depois é só esperar secar.

3. Com demaquilante e água

Sim, você pode usar o seu demaquilante para fazer um limpeza bem fácil nos seus pincéis de maquiagem. Você só precisa aplicar o produto nas cerdas dos pincéis e deixar agir por alguns minutos.

O próximo passo é lavar as cerdas embaixo da torneira para que a água corrente elimine todo o demaquilante. Faça isso com o pincel virado com as cerdas para baixo, evitando que fique molhando o cabo.

Depois de limpos, arrume as cerdas para ficarem retinhas e coloque-os sobre uma toalha para secarem naturalmente por pelo menos 24 horas.

4. Com sabonete bactericida e água

Se além de remover o produto acumulado você quiser limpar todas as bactérias dos pinceis use um sabonete bactericida. Aplique-o em uma luva de borracha, depois molhe as cerdas do pincel em um fio de água e passe-as sobre o sabonete, em movimentos de vai e vem, até que a sujeira de solte.

Depois enxágue novamente em mais um fio de água, sempre com as cerdas para baixo, e deixe secar naturalmente sobre uma toalha.

Por que deve-se fazer essa limpeza?
A razão de limpar pincel de maquiagem é simples: é uma forma de você eliminar as bactérias que ficam acumuladas ao longo do tempo, assim como as impurezas da pele que vão grudando no pincel quando você o passa.

Principalmente se você compartilha seus pinceis com outras pessoas, saiba que limpá-los constantemente é uma questão de higiene para prevenir doenças, já que muitas bactérias e vírus podem sobreviver nas cerdas dos pincéis.

Além disso, a outra razão é para que os produtos utilizados com o mesmo pincel não se misturem e acabem alterando a cor da sua make.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO