“Dia virou noite em São Paulo e região” por causa de fumaça e frente fria: fotos da escuridão

O céu de São Paulo ficou completamente escuro na tarde desta segunda (19). Às 16h, o dia parecia noite. No Twitter, vários usuários ficaram preocupados com o fato e se perguntaram o que estava acontecendo.

De acordo com Amanda Souza, meteorologista da Somar Meteorologia, a frente fria que avança por São Paulo é diferente porque, em vez de passar principalmente pelo litoral, está vindo pelo continente.

“A frente fria encontrou suporte de umidade em São Paulo, por isso está passando com mais força por aqui”, explica a especialista.

Geralmente, as frentes frias vão pelo oceano, lugar mais úmido — a chegada de ventos marítimos à capital, entretanto, trouxe mais umidade. “Essa combinação criou uma forte nebulosidade com nuvens carregadas”, diz.

Josélia Pegorim, meteorologista da ClimaTempo, afirma que, além da frente fria, o céu escureceu por causa da fumaça que veio de queimadas muito densas que estão acontecendo em Rondônia e na Bolívia.

“Houve uma mudança na direção dos ventos que sopram sobre a América do Sul, fazendo com que essa fumaça fosse direcionada para São Paulo”. A especialista explica que a circulação dos ventos mudará novamente amanhã e a fumaça deve se dissipar. A frente fria, no entanto, deve continuar por aqui.

Fonte de informação: Vix

DEIXE SEU COMENTÁRIO