Suco rosa melhora desempenho físico e dá mais energia durante exercícios

Healthy detox beetroot, carrot, apple and lemon juice smoothie in glass on wooden table, horizontal

Conheça os benefícios da bebida que leva beterraba e laranja.

Combinação de beterraba crua com a laranja, o suco rosa tem feito sucesso entre os praticantes de atividades físicas ao redor do mundo, principalmente porque pesquisas indicaram que a bebida melhora o desempenho físico.

Porém, o suco promove uma série de outros benefícios para a saúde, como proteger o cérebro e diminuir a pressão arterial. Saiba quais são eles, como consumir e quais alimentos combinam com o suco rosa.

Melhora o desempenho físico

A beterraba, principal ingrediente do suco rosa, possui um componente que estimula a produção de óxido nítrico no organismo. Uma pesquisa publicada no Journal of Applied Physioly em agosto de 2013 concluiu que esta substância presente no vegetal ajuda a diminuir a quantidade de oxigênio consumida pelo corpo. Desta maneira, o consumo da beterraba antes dos treinos melhorou o desempenho físico dos oito participantes da pesquisa em até 16%. Durante exercícios severos, o estudo também observou que a absorção de oxigênio continuou menor e que os voluntários demoraram mais tempo para alcançar a exaustão.

Fornece energia

A beterraba é rica em açúcar e carboidratos, por este motivo também pode ser interessante ingerir o suco rosa antes de se exercitar. Estes nutrientes proporcionam a energia necessária para a atividade física e o carboidrato ainda preserva a massa muscular. “O vegetal ainda é fonte de vitaminas do grupo B que são cofatores importantes para transformar o açúcar em energia dentro das células”, conta o nutrólogo Roberto Navarro.

Porém, alguns profissionais da saúde não recomendam a beterraba como boa fonte de energia. “O carboidrato da beterraba não é o mais adequado para a suplementação nutricional. Este açúcar não manterá ou melhorará a performance”, ressalta o nutricionista do esporte Israel Adolfo.

A ação benéfica dos carboidratos no músculo é indireta. Como eles são a primeira fonte de energia que o nosso corpo busca, quando o nutriente não está presente, o organismo utiliza a proteína. Assim, ela não consegue contribuir para a formação de músculos. A laranja presente no suco rosa também possui boas quantidades de açúcar.

Ação antioxidante

A mistura entre a beterraba e o suco de laranja é uma ótima ideia para os treinos. Isto porque durante a prática de exercícios, ocorre maior circulação de oxigênio no organismo e quando ele chega até a célula parte se oxida, ou seja não pode ser aproveitado. “A vitamina C presente no suco de laranja é um antioxidante. Alguns estudos mostram que os atletas quando não ingerem a vitamina C tendem a ter carência do nutriente porque o utilizam muito para combater a oxidação excessiva”, explica Navarro.

A vitamina C presente na laranja também melhora a imunidade e previne doenças cardiovasculares, doenças dos olhos, envelhecimento da pele, fortalece os vasos sanguíneos e regula os níveis de colesterol.

Diminui a pressão arterial

O óxido nítrico, cuja produção é estimulada por um nutriente da beterraba, possui ação vasodilatadora, o que contribui para a diminuição da pressão arterial. Um estudo publicado em 2013 na American Heart Association comprovou que a maior quantidade de óxido nítrico está ligada a diminuição da pressão. “Porém, ainda não existem pesquisas relacionando a beterraba com o problema”, ressalta Navarro.

Protege o cérebro

Um estudo feito em 2010 com 140 pessoas pela Wake Forest University, nos Estados Unidos, constatou que a beterraba é um ótimo método para proteger os indivíduos do desenvolvimento da demência. O vegetal é rico em flavonoides, especialmente as antocianinas, que são poderosos antioxidantes. “Todos os antioxidantes promovem proteção para o cérebro, pois este órgão sofre muita oxidação”, conta Navarro.

As antocianinas também protegem o sistema cardiovascular e melhoram a circulação sanguínea, evitando a retenção de líquidos. Os flavonoides ainda possuem uma ação anti-inflamatória.

Outro nutriente presente na beterraba também pode ser interessante para o cérebro. “O nitrato contido neste legume se transforma em nitrito no organismo. Este nitrito parece ajudar na circulação sanguínea, melhorando a oxigenação cerebral e com isso proporcionando uma melhora da função cerebral”, explica a nutricionista do esporte Maria Luisa Bellotto.

Como consumir

O suco pode ser elaborado com meia beterraba e o suco de uma laranja, mas isto irá depender do quanto a pessoa irá se exercitar e do seu peso e tamanho. É interessante que a beterraba esteja crua, assim seus nutrientes são conservados.

Consuma o suco cerca de meia hora ou quinze minutos antes do treino. “A proposta da bebida é para quem irá praticar atividades físicas. Afinal, ele irá fornecer energia que precisará ser queimada. Não faz sentido tomar o suco e ir dormir, por exemplo”, diz Navarro. É interessante que o preparo do suco ocorra no momento do consumo. “Assim as pessoas conseguem evitar as perdas de nutrientes”, conta Adolfo.

Como a beterraba possui grandes quantidade de açúcar e carboidratos, pessoas com diabetes devem tomar cuidado ao consumir o suco rosa. É interessante consultar o médico sobre a bebida e ingeri-la somente antes do treino.

Como combinar

O suco rosa é uma ótima fonte de carboidratos e açúcares. Porém, também é interessante consumir alimentos ricos em proteínas antes de se exercitar. Isto porque este último nutriente repara as micro lesões que ocorrem como quando se prática atividade física. “É interessante comer também um queijo branco ou iogurte antes do exercício, que são fontes de proteínas”, orienta Navarro.

Vimos em www.minhavida.com.br